Templo da Atual Igreja Batista Nova Ilhetas |
IGREJA BATISTA DE ILHETAS (1901)
A Igreja Batista de Ilhetas foi organizada em 16 de agosto de 1901, na casa de Manoel de Holanda Cavalcanti, com trinta e cinco membros oriundos, na maioria. da IB de Cachoeiras, que fugiram daquela localidade e outros da vizinhança
Os primeiros batismos foram realizados pelo pastor Antônio Marques da Silva. Em Janeiro de 1899, ele veio com sua família da Bahia para Pernambuco, onde se dedicou ao trabalho batista no interior do estado. Anos depois foi morar em Nazaré da Mata como pastor da Igreja Batista local . Em fevereiro de 1899 o Pastor Antônio Marques efetuou os primeiros batismos bíblicos em Ilhetas, dentre eles do irmão Manoel Hollanda Cavalcante . Esse irmão foi um dos membros funda-dores da igreja que se reunia em sua casa. Quanto aos nomes dos outros fundadores não nos é possível mencionar por falta de documentos. O povoado de Ilhetas é, ainda hoje, situado no município de Limoeiro.
A Igreja Batista de Ilhetas em 20 de novembro de 1905, a Igreja de Ilhetas escolheu Manoel Olímpio Cavalcante (pastor Nino) para servir como seu pastor, o qual será consagrado em 20 de dezembro de 1905. Durante muitos anos este obreiro a serviu, havendo revezamento com seu irmão, pastor Joaquim de Holanda Cavalcanti (pastor Quincas). O idoso obreiro retornou a Ilhetas, onde residia e voltou a pastorear a Igreja, até sua extinção da igreja em 1978, quando o reservatório da Barragem de Tapacurá provocou o alagamento da área onde era edificado o tempo e a dispersão dos membros pelas igrejas da vizinhança e o casal Gemima e Manoel Olímpio Cavalcanti mudou-se para o Recife, tornando-se membros da IB Cordeiro, no pastorado David Mein. O ministério de Manoel Olímpio, conhecido como Pastor Nino, será, até o ano 2000, o mais longo pastorado numa mesma igreja, em Pernambuco.
A construção da Barragem de Tapacurá, no rio do mesmo nome, para abastecer o Recife e controlar as enchentes periódicas levou ao desaparecimento da Igreja Batista de Ilhetas, para tristeza dos seus membros, que foram para outras igrejas na região. Na década de noventa, o Pastor José Rinaldo, da Primeira Igreja Batista em Lagoa do Carro, abriu uma congregação em Nova Ilhetas, onde foram residir antigos moradores, indenizados pelo governo do estado, na época da inauguração da barragem. (Silva, Luís Severino. História da PIB Vitória de Santo Antão – Monografia de Conclusão do Curso de Bacharel em Teologia, 2005, Recife)
O pastor Manoel Olímpio Cavalcante nasceu em Ilhetas, distrito de Limoeiro, em 3 de julho de 1878, tendo se convertido ao Evangelho aos dezenove anos. Não sabia ler quando foi encaminhado ao Seminário Batista de Pernambuco. Escolhido para pastorear a Igreja Batista de Ilhetas, foi consagrado em 20 de dezembro de 1905. Sua fé foi grandemente provada nas perseguições movidas na região de Cachoeira e Ilhetas, na zona rural de Limoeiro, inclusive sendo ferido numa destas ocasiões. Esse obreiro faleceu em 16 de outubro de 1981, com cento e seis anos de idade (100 ANOS DE HISTORIA DA IBCOR, p. 85).Blog Historia Batistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário